Logo

Ir Para o Site

Google Adsense e o autoritarismo do Google

Introdução

Um dia você está feliz e satisfeito com os rendimentos que o Adsense está trazendo para a sua página. No outro você é surpreendido quando recebe um email simplesmente comunicando que você foi banido ou que a sua conta no Adsense foi desativa. Na mesma hora você pergunta: por que tive a minha conta bloqueada no Adsense ? Ou por que fui banido ? Então você termina de ler todo o email, clica nos links sugeridos para mais informações e se dá conta de que o motivo não foi informado. Existe apenas uma lista com as principais possibilidades sem qualquer explicação clara e direta. Então você se pergunta: é isso mesmo ?

Sim. Infelizmente isso ocorre frequentemente com editores e o Google cuida das contas do Adsense de forma totalmente autoritaria e quanto mais você pesquisa, mais se dá conta do quanto que essa prática é usual. Veja um exemplo de quantos editores relatam o mesmo problema: http://productforums.google.com/forum/#!topic/adsense-pt/cBkktdVvmZw

Não existe qualquer típo de diálogo ou de explicação caso a caso. Os editores são apenas notificados com um email padrão. Confira um exemplo do email que é enviado notificando o usuário:

Autoritarismo Google Adsense

Sabemos que muitos usuários não respeitam as regras do Adsense e tentam fraudar o sistema. Porém, se essa prática ou qualquer outra que infringa as regras foi constatada pela equpe do Google, o editor tem o direito de receber essa informação de forma clara e o Google tem obrigação de informar. Até para poder saber qual deve ser o foco da sua defesa, uma vez que em alguns casos o Google permite o pedido de reconsideração. No entanto, sem saber claramente o que ocorreu, fica impossível procurar por algo que possa lhe ajudar a provar sua inocência. É como ir para um tribunal e montar a sua defesa falando que você nunca cometeu um crime eletrônico, quando só o juíz sabe que você está sendo julgado por sonegação fiscal. Por conta disso, a grande maioria dos pedidos de reconsideração é negada pelo Google. Segue um exemplo da mensagem que o editor recebe quando o seu pedido de reconsideração é negado.

 

Ditadura Adsense

"Quem não deve, não teme"

As regras do Adsense existem para serem cumpridas. Se um usuário cometeu alguma fraude, cabe ao Google informar o motivo e punir o usuário. Assim, caso o Google tenha cometido um equívoco, afinal de contas todos nós estamos sujeitos a isso, o usuário teria como se defender e ter a decisão de bloqueio da conta revertida. Porém, da forma que ocorre atualmente, o Google age de uma forma ditatorial e autoritária.

Pena que eles não agem com tanto rigor assim e nós não podemos agir com autoritarismo quando ocorrem "problemas" no Google Adwords.